top of page

Além do desafio - resenha e sugestões de atividades

Atualizado: 23 de mai. de 2023

Hoje é dia de parceria aqui no blog. Para quem não sabe, sou uma Educadora Parceira da Companhia da Educação, o departamento de educação da editora Companhia das Letras. Durante a parceria, a cada dois meses, eu recebo um livro da editora para ler e recomendar para vocês, justamente com algumas sugestões de trabalho e atividade. O livro do mês é "Além do desafio", do Severino Rodrigues.


Trata-se de uma narrativa de enigma para descobrir o que aconteceu com o adolescente Túlio, aluno do 8º ano, que sofreu um acidente grave e encontra-se no hospital.


Ao longo da história, o trio de amigos Lara, Logan e Davi vão atrás de pistas para descobrir quem causou esse acidente. Não vou dar muito spoilers por aqui, mas o que aconteceu tem relação com um desafio de internet chamado Monstra Lusa.

O livro é um pouco parecido com as investigações dos Karas, série criada por Pedro Bandeira, por isso acredito que fará sucesso entre os adolescentes. Além disso, tem um plus em relação às obras de Bandeira: por ter sido publicado em 2022, ele é super atual e trata de questões relacionadas a internet, como o cyberbullying e os desafios online, que têm se tornado cada vez mais comuns e perigosos infelizmente. O livro permite discutir essa problemática atual com os adolescentes e, portanto, a leitura/discussão da obra poderá desenvolver habilidades como a seguir:

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

Um outro aspecto interessante de "Além do desafio" é que as pistas sobre o mistério vão aparecendo aos poucos, por isso ele permite um ótimo exercício de leitura: pedir aos alunos que façam anotações, identifiquem as pistas e levantem o nome dos principais suspeitos. Esse tipo de atividade coloca o leitor-aluno no lugar de detetive e permite o trabalho/análise das características do gênero. Além disso, ao longo do livro, a história é narrada a partir da perspectiva de diferentes personagens, possibilitando também um trabalho legal com narrador e foco narrativo. Dessa forma, a leitura da obra permite o desenvolvimento de habilidades como:

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, (...) identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (...).
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – (...) expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

O livro é curto, tem 94 páginas, e acredito que possa ser lido em sala de aula - o que ajuda no trabalho do professor que não tem exemplares para todos os alunos. Segundo a editora, ele é indicado para 5º a 7º anos e acredito que a indicação seja correta.


Compartilho com vocês uma sugestão de atividades de Pré-leitura.


ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA

1. Analise o título e a capa do livro com os alunos - o que esses elementos apontam sobre a história que será narrada?

*Recomenda-se mostrar apenas as imagens e o título, sem ler a sinopse da contracapa.


2. Analise a ilustração e o título do capítulo 1. Qual informação extra eles acrescentam?


3. Por último, faça a leitura da sinopse e peça aos alunos para listarem informações importante que ela revela. Além disso, discuta com eles se a sinopse confirma ou não as hipóteses levantadas na primeira atividade.


*Em breve o post será atualizado com mais atividades e gabarito.


 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio . Também haverá sugestões de atividades, exercícios e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

ALÉM DO DESAFIO Severino Rodrigues Lançado em 2022, 69 p. Editora Companhia das Letras - selo Escarlate Um trio de adolescentes – Lara, Logan e Davi – investigam quem teria participado do desafio que levou Túlio, um de seus colegas de escola, para o hospital em estado grave.

Nessa trama policial, o clima de mistério e suspense da narrativa prendem a atenção do leitor-detetive, que mergulhará na investigação para desvendar o que de fato aconteceu no desafio da Monstra Lusa – figura bizarra que propõe certas provas "só para os jovens mais corajosos", uma combinação assustadora da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e da Medusa, de Caravaggio.


Dialogando diretamente com o leitor jovem de maneira ágil, leve e envolvente, esse livro fará você pensar além do desafio.


Indicado para: 5º a 7º anos. Temas: amadurecimento, cyberbullying, desafios da internet, conflitos da adolescência.



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page